O projeto "Mãos à Horta" promoveu a criação de um espaço verde ecológico – uma “horta” polivalente essencialmente dedicada a atividades agrícolas, em regime biológico, dos alunos do pré-escolar e colocada à disposição das educadoras de infância para integração nas suas atividades letivas incluindo as vertentes de educação ambiental, educação para a saúde e desenvolvimento sustentável.
O contato com a natureza faz com que as crianças vejam as consequências das ações humanas no ambiente e aprendam a ter uma postura ecologicamente correta.
A educação ambiental é um dos tópicos mais importantes a serem absorvidos pelas crianças, explorar sua relação com a natureza e os impactos que suas ações podem causar no sentido ecológico.
É aí que o nosso projeto "Mãos à Horta" se insere, aproximando as crianças da realidade, fazendo com que as crianças criem hábitos sustentáveis e ecologicamente corretos.
A horta escolar é uma ferramenta que promove hábitos alimentares saudáveis. As crianças aprendem a plantar, cultivar, colher e preparar alimentos nutritivos como parte da educação. Além disso, os conceitos aprendidos são colocados em prática de forma fácil e divertida com a horta.
A horta serve também de objeto de estudo interdisciplinar. As crianças discutem temas como alimentação, nutrição e ecologia que aliados ao trato com a terra e plantas, geram situações de aprendizagem reais e diversificadas.
Assim, damos o máximo de responsabilidades às crianças, inserindo-as nas discussões sobre o rumo do projeto e cuidados com as plantas.
O resultado do projeto horta na escola são alunos mais conscientes que levam para a vida ensinamentos ecológicos, amplificando a necessidade de uma mudança de postura que é preciso implantar na sociedade com relação à natureza.
Em caso de litígio de consumo, o consumidor pode recorrer à seguinte entidade de resolução alternativa de litígios de consumo:
Centro de Arbitragem de Conflitos de Consumo de Lisboa:
Tel.: 218 807 030
Email: juridico@centroarbitragemlisboa.pt ou director@centrodearbitragemlisboa.pt
Web: www.centroarbitragemlisboa.pt
Para atualizações e mais informações consulte o portal do consumidor em: www.consumidor.pt (ao abrigo do artigo 18.º da lei nº 144/2015, 8 de Setembro)