Para além das atividades curriculares, o Sorriso Maroto dispõe ainda de um leque diversificado de atividades de enriquecimento extracurricular, através de protocolos com professores especializados, com o objetivo de elevar e complementar a qualidade do seu ensino e consequentemente aumentar os conhecimentos e vivências das suas crianças e alunos.
Ballet
(dos 3 aos 6 anos)
A dança oferece muitos benefícios. Esta disciplina ajuda-as a ganhar auto-confiança e a solidificar o seu carácter face à exposição no palco, o que consequentemente, as impele para uma maior auto estima.
Para além de todo o rigor que a disciplina exige, fisicamente traz também muitas mais valias no âmbito da coordenação, flexibilidade, ritmo, postura e, acima de tudo, na expressão corporal.
O ballet é uma arte, na nossa escola todas as bailarinas são treinadas para dar sempre o seu melhor, e para, possivelmente, seguirem uma carreira no mundo da dança.
Dança para bebés
(dos 2 aos 3 anos)
A dança permite conhecer o próprio corpo e, com isso, ampliar a capacidade de se expressar e de se comunicar do indivíduo, criando a auto-estima que vai servir de base por toda a sua vida»
O bebé quando nasce reconhece o seu corpo como meio fundamental de comunicação. Agita-se quando não está bem ou balança-se para se acalmar… gosta de observar os movimentos dos pés e das mãos…. a dança é inerente ao seu próprio desenvolvimento.
A dança é um meio de excelência para a estimulação psicomotora, exploração sensorial, desenvolvimento da imaginação e consciência corporal.
Dança Criativa
(dos 3 aos 6 anos)
A dança é uma modalidade que ajuda a desenvolver os movimentos. Explorar o movimento, tentando assim coordenar braços e pernas, num sentido harmonioso. É também uma forma das crianças se exprimirem.
Socialmente e em termos emocionais, a dança ajuda as crianças a desinibirem-se e a vencerem a timidez, desenvolvem o espírito de superação e a aceitação, aceitam os seus próprios erros. Fisicamente incrementam o sentido de ritmo, o ouvido, os reflexos, a elasticidade, a capacidade de coordenação com outras crianças e o relaxamento, entre outras coisas.
Inglês
(dos 3 aos 6 anos)
A Língua Inglesa é actualmente a língua de comunicação internacional por excelência, e a antecipação da sua aprendizagem para o ensino pré-escolar é, à luz de várias teorias de aprendizagem, o caminho a seguir.
As crianças que começam uma Língua Estrangeira mais cedo têm uma visão cultural mais abrangente do que as crianças monolingues.
As crianças de pré-escolar apresentam um elevado grau de motivação e uma grande vontade de comunicar, fruto da sua curiosidade natural mas também do seu desejo de aprender.
Esta atividade é leccionada pela empresa Speak About.
Motricidade Infantil
(dos 2 aos 6 anos)
A ação motora é essencial para o desenvolvimento do ser humano, para a sua maturação física, psíquica e emocional, sendo que o desenvolvimento psicomotor da criança irá determinar as suas aprendizagens futuras e prevenir problemas da aprendizagem.
Na Motricidade Infantil, as crianças além de se divertirem, criam, interpretam e relacionam-se com o mundo em que vivem, através de actividades afectivas e psicomotoras, promovendo o seu desenvolvimento global.
Esta atividade é praticada, uma vez por semana, nas nossas instalações.
Natação
(dos 3 aos 6 anos)
A natação promove o desenvolvimento da criança a vários níveis (biológico, maturacional e na formação de personalidade).
As aulas baseiam-se na adaptação ao meio aquático, aprendizagem e aperfeiçoamento das técnicas de nado.
Melhora os níveis condicionais e coordenativos da criança. Aumenta a sociabilização e comunicação com outras crianças.
Esta atividade é praticada, uma vez por semana, nas piscinas do Clube Naval de Setubalense
Babyoga
(dos 13 aos 6 anos)
O Babyoga pretende estimular a integração sensorial do bebé.
Centra-se no desenvolvimento psicomotor e emocional das crianças.
As posturas da prática de Babyoga baseiam-se em muitas posturas do Hatha Yoga tradicional e adaptadas de forma apropriada ao corpo dos bebés.
O BABYOGA promove um estímulo multissensorial para os bebés pois junta o toque, o movimento, o som e o contacto visual na mesma actividade tornando-a numa experiência rica na partilha do dar e receber.