A nossa Comunidade escolar tem como elemento nuclear as crianças - são elas que justificam a sua existência.
Os restantes membros da comunidade devem dirigir a sua atuação para a motivação e atração das mesmas, tendo em conta que a Escola se constrói, não só com aprendizagens académicas, mas principalmente com todo um conjunto de meios e recursos que dêem ao aluno prazer em aumentá-la.
As crianças passam grande parte do seu tempo na Escola, enriquecem e formam a sua identidade própria, assimilando valores éticos, cívicos e culturais.
Todo este plano de formação não passa unicamente pela equipa docente, grupo com responsabilidade no ato educativo. O apoio da família (sobretudo dos pais), a sua atitude perante o futuro dos filhos, são aspetos que se refletem na postura dos mesmos na escola, no seu rendimento e motivação.
A criança é a razão de ser da nossa Escola. Os seus interesses, os seus anseios, as suas expectativas, os seus problemas, têm uma especial e significativa incidência sobre a sua atividade e postura na mesma.
O Projeto do “Sorriso Maroto” aposta na educação ambiental e no desenvolvimento de uma consciência ecológica através da experimentação, visando a aquisição de valores e a promoção de atitudes e comportamentos sustentáveis.
O nosso desafio diário é promover o desenvolvimento global das nossas crianças em todas as suas múltiplas dimensões (cognitivas, afetivas, intuitivas, sensoriais, éticas e estéticas), bem como a experimentação e o uso de múltiplos saberes de forma a permitir compreender a complexidade do mundo e agir com inteligência, ética e afeto. É com base nestes princípios que está orientado todo o trabalho desenvolvido no “Sorriso Maroto” em defesa do ambiente que nos rodeia e do seu desenvolvimento sustentável.
Queremos através do Projeto Educativo, reforçar a identidade da Escola, a sua visão e missão, no intuito de ajustar a política educativa às realidades e necessidades individuais. Não podemos esquecer, por outro lado, que se trata de um documento de planificação educativa de natureza geral e estratégica, a longo prazo.
Este não será por certo o Projecto Educativo ideal. Provavelmente nunca lá chegaremos, mas sabemos qual o caminho para nos aproximarmos: reflectir, partilhar, consensualizar, agir e avaliar.
Este é o desafio. Cumpramo-lo!
Em caso de litígio de consumo, o consumidor pode recorrer à seguinte entidade de resolução alternativa de litígios de consumo:
Centro de Arbitragem de Conflitos de Consumo de Lisboa:
Tel.: 218 807 030
Email: juridico@centroarbitragemlisboa.pt ou director@centrodearbitragemlisboa.pt
Web: www.centroarbitragemlisboa.pt
Para atualizações e mais informações consulte o portal do consumidor em: www.consumidor.pt (ao abrigo do artigo 18.º da lei nº 144/2015, 8 de Setembro)